Os recursos tecnológicos são realmente muito significativos hoje, porém o que se observa é que mesmo sendo importantes e modernos, não se vê grandes melhorias no processo ensino-aprendizagem, o que para muitos professores tem sido motivo de angústia, de incertezas e inseguranças. Percebe-se ainda hoje nas escolas que o professor ainda tem muita resistência em utilizar algum tipo de recurso tecnológico, principalmente o computador.
Acredita-se que, em um curto período de tempo, o uso e o acesso às novas tecnologias possa vir a ser um dos mecanismos que venha favorecer ao professor uma mudança no estilo de apresentar suas aulas e que possa melhorar sua relação com o alunado.
Sabe-se que o uso de tecnologias como recurso faz com que as aulas ficam mais interessantes, há maior participação dos alunos, troca de experiências entre os envolvidos no processo. Antes era um monólogo, onde o professor se sentia o expert e o aluno um mero ouvinte. O uso de tecnologias faz do professor um facilitador da aprendizagem com melhorias no processo de interação professor x aluno.
As tecnologias estão presentes no nosso dia-a-dia, principalmente na sala de aula, mas jamais substituirá o homem. O que torna interessante é que o computador exigirá do professor apenas novas práticas e novas posturas. No entanto, é importante que o professor se adapte a essa novidade e procure se preparar para utilizar o máximo que ele possa proporcionar na sala de aula e na vida.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário